Seg. à Qui.: 08h às 18h, Sex.: 08h às 17h

Estudo urodinâmico

Agosto 14, 2019 às 12:06

O estudo urodinâmico é um exame muito importante na prática urológica e utilizado para avaliar o funcionamento do trato urinário inferior, mostrando de forma objetiva como se comporta a bexiga nas fases de armazenamento e esvaziamento.

Não é considerado um exame de rotina e sua indicação pelo médico é individualizada, de acordo com os sintomas e condições clínicas do paciente. Ele pode ser indicado para casos de incontinência urinária feminina ou masculina, pacientes com lesões neurológicas (bexiga neurogênica), crianças com meningomielocele, aumento da próstata, dentro outras indicações menos comuns.

Durante a realização do exame, são registrados os volumes infundidos e urinados, pressão abdominal e da bexiga, presença de perda urinária, sintomas relatados pelo paciente e qualquer outra informação importante para avaliação do funcionamento do trato urinário inferior. Todas essas informações são avaliados pelo médico, proporcionando o diagnóstico de possíveis patologias e ajudando-o na escolha da melhor forma de tratamento para seus pacientes.